sábado, 22 de setembro de 2012

experiencias de quimica


ESTRANGEIRISMO


ESTRANGEIRISMO

Estrangeirismo no Brasil ao analisado a questão da linguagem, podemos perceber uma diversidade de elementos que não pertence à língua materna, fazendo parte deste quadro estão o estrangeirismo onde retrato a forte influência exercida por outras culturas, manifestada no vestuário, culinária, musica, cinema, comportamento, sobretudo na linguagem.
Conclusão_ É fundamental cuidarmos de nossa imagem, principalmente no que se refere à competência linguística de modo a evitar certos constrangimentos perante determinadas situações.

fotos da aula de quimica









sexta-feira, 14 de setembro de 2012



Equilíbrio químico

Os equilíbrios químicos sistemas que regulam vários processos naturais, como, por exemplos, os de formação de estalactites, no teto das cavernas calcariam, e de estalagmites no solo desses bicarbonatos de cálcio, gás carbônico, água e calcário.
Na natureza, há muitos sistemas em equilíbrio que se desestabilizados, podem ocasionar sérios problemas ambientais. Por exemplo, o equilíbrio que envolve a dissolução do gás oxigênio em água pode causar a desestabilização desse equilíbrio comprometendo a vida de animais aquáticos.
Um sistema em equilíbrio é identificado por algumas características importantes e obrigatórias.
v  Tanto a matéria quanto a energia não são introduzidas ou removidas do sistema.
v  As propriedades macroscópicas do sistema não variam com o tempo; isso ocorre porque microscopicamente, ocorrem as reações químicas simultâneas em ambos os sentidos e com a mesma rapidez.

 Fatores que afetam o sentido de equilíbrios.

Nas condições naturais de um sistema aquático não poluído, o material mais habitualmente oxidado pelo oxigênio dissolvido na água é a matéria orgânica de origem biológica, como o, procedente de plantas mortais e restos de animais.
Nos sistemas homogêneos o aumento da pressão faz com que o equilíbrio seja favorecido no sentido em que há o menor numero de moléculas no estado gasoso.
Princípios de Le Chãtelier – Ao dissolver completamente um comprimido de antiácido efervescente em água forma-se um sistema em equilíbrio. Esse fenômeno é chamado de principio de Le Chãtelier.

 A força dos ácidos e das bases.

É possível diferenciar um acido fraco de um acido forte por meio condutibilidade elétrica de suas soluções aquosas.
O valor da constante de dissociação de um acido (K7), indica a força desse acido, temos exemplos o acido fórmico, provo pela picada das formigas gerando uma irritação injetam acido fórmico.
A constante de dissociação da base (K5) é expressa por:
Kb=Kc . [H2O]:
A concentração de água é constante na solução diluída da base e o seu valor é incorporado ao valor da constante do equilíbrio considerado (Kb).
O valor da constante de dissociação da base (Kb) é uma medida da força de uma base. Quanto maior for Kb, maior será a força da base e maior a [OH-] na solução.
Em 1923, uma teoria do químico inglês Thomas Lowy, foi abrangente sobre os ácidos, segundo a teoria de Bronsted – Loucry.
·         Acido é uma espécie química capaz de doar próton (H+).
·         Base é uma espécie química capaz de receber próton (H+).
·         Reações acido – base são aquelas em que há transferência de prótons.

O produto iônico da água e o pH de soluções aquosas.

Os produtos de higiene pessoal são encontrados em diferentes cores, formas, tamanhos, fragrâncias e consistências. O conhecimento do pH deveria ser considerado na escolha desse produtos, pois o pH é uma medida do caráter acido (pH<7), básico (pH>7) ou neutro (pH=7) das soluções aquosas (a 25ºC e 1atm).
Os valores de pH da pele variam de 4,2 a 5,9 (caráter acido), dependendo da área do corpo. Essa variação é explicada pela presença de alguns ácidos fracos no suor e na epiderme. Para manter a pele sadia, pode ser benéfica a utilização de produtos de pH neutros ou levemente ácidos, os quais não interferem na microflora cutânea.
- Equilíbrio iônico da água.
Na equação representada a seguir, observe que uma das moléculas de água cede um próton, transformando-se no íon hidroxila (OH-) e que a outra molécula de água receve um próton, produzindo o íon hidrônio (H3O+).



 




 


 


 

De forma simplificada, esse equilíbrio pode ser representado da seguinte maneira:
H2O (l) +      H+ (aq) + OH- (aq)
Nessa representação simplificada, percebe –se que, na água pura, a concentração de íons H+  (ou H3O+) é sempre igual à concentração de íons à concentração de íons OH- (proporção de 1:1). Entretanto, a autoionização da água ocorre com uma fração muito pequena das moléculas dessa substancia.
- Produto iônico da água: Kw.
Por meio de medidas de condutividade elétrica, realizadas a 25ºC, foi possível determinar que as concentrações dos íons H+ e OH- são iguais a 1X10-7 mol. L -1 na água pura, o que indica que o equilíbrio encontra-se muito deslocado no sentido da substancia molecular e justifica a baixa condutibilidade elétrica desse liquido.
A constante desse equilíbrio é chamada constante de dissociação da água ou constante de autoprotolise, ou ainda produto iônico da água. Essa constante é representada pó Kw, cujo valor pode ser calculado a partir da seguinte expressão matemática.
Kw= [H+] . [OH-]
Considerando uma temperatura de 25ºC, tem-se:
Kw= (1,0x10-7) x (1,0x10-7)= 10-14
- Meio Neutro.
Um sistema é chamado de neutro quando as concentrações dos íons H3O+ e OH- são iguais, como acontece com a água pura. A 25ºC, essas concentrações correspondem a 1x10-7 mol.L-1.
- Meio acido
A adição de um acido a um sistema neutro aumenta a concentração de íons H3O+ e o torna acido. De acordo com o principio de Le Chãtelier, uma pequena parte desses íons adicionados reage com íons OH- derivados autoionização da água.
A adição de uma base a um sistema neutro implica a formação de uma solução básica. Parte dos íons OH- adicionados reage com íons H+ provenientes da autoionização da água, reduzindo a [H+] até que o produto entre [H+] e [OH-] seja novamente igual a 1,0 x 10-14, a 25ºC. dessa forma, a [H+] é menor do que a [OH-] em meio básico.
- Determinação do pH.
Os valores de [H+] e [OH-] das soluções aquosas variam normalmente em uma extensa faixa de números com expoentes negativos.
- O pH e o caráter acido ou básico.
O valor do pH está intimamente ligado ao caráter acido, básico ou neutro das soluções.
- A escala de pH.
É importante ressaltar que os valores de pH e pOH podem ser decimais. Alem disso, a maior parte das soluções analisadas apresenta valores compreendidos entre 0 e 14, mas é possível prepara soluções fora dessa faixa de pH.